Dicas de saúde

O que é Eletrotermofototerapia (Meios físicos)

Muito utilizada em clínicas de reabilitação, a eletrotermofototerapia é um recurso terapêutico que utiliza-se de correntes elétricas, princípios térmicos (calor e frio) e irradiação luminosa com intuito terapêutico, para o tratamento de inúmeras patologias de origem reumática, traumato-ortopédicas, neurológicas, entre outras.
Existem diversos tipos de aparelhos que podem ser utilizados na eletrotermofototerapia, onde destacam-se o ultra-som, corrente russa, FES, TENS, ondas curtas, infra vermelho e laser. Cada um com particularidades quanto à suas indicações e contra-indicações. Todos eles têm como objetivo produzir algum efeito no tecido a ser tratado, como: alivio da dor, relaxamento muscular, aumento da circulação, diminuição do processo inflamatório, cicatização entre outros.
Alguns distúrbios musculoesqueléticos que podem ser tratados com estes recursos são as patologias da coluna (dores lombares, torácicas e cervicais), lesões musculotendineas (distensões musculares, contraturas, tendinites, tendinoses,...), articulares (artroses, artrites.) e ligamentares.
Ressaltamos que a eletrotermofototerapia é um recurso da fisioterapia, e não a fisioterapia em si.
Compartilhe:
ATENDIMENTO
(54) 3228.2055
clinica@clinicadelourdes.com.br
De Segunda à Sexta
7h30 às 12hs e 13h30 às 19h
Clínica de Ortopedia, fisioterapia, fisiatria e outros tratamentos em Caxias do Sul - RS
© Copyright 2011 → 2015 Clínica de Lourdes Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Gabriel Isoton