Dicas de saúde

Fascite Plantar

👉 𝐅𝐚𝐬𝐜𝐢𝐭𝐞 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫 é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, um tecido fibroso, pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé e se estende por toda sua extensão, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés.
A 𝐅𝐚𝐬𝐜𝐢𝐭𝐞 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫 é a causa mais frequente de dor no calcanhar, afetando entre 3,6 a 7,0% da população. O seu pico de incidência ocorre entre os 40 e os 60 anos de idade, afetando o sexo feminino (mulheres) e masculino (homens) de igual forma.
Relativamente à duração da sintomatologia é importante salientar que ignorar a fascite plantar na sua fase aguda, pode conduzir a uma situação de dor crônica.
👇 Embora as causas de fascite plantar não sejam completamente conhecidas, sabe-se que existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, a saber:
🟢 Obesidade (excesso de peso) - índice de massa corporal (IMC) maior que 30;
🟢 Atividade desportiva em carga (correr, saltar, ballet e dançar), ou quando as pessoas permanecem por largos períodos de tempo de pé;
🟢 Idade;
🟢 Pé cavo/ pé plano/padrões anômalos de marcha;
👉 Na fascite plantar, o principal sintoma é a dor no calcanhar, muitas vezes descrito como "pontada". A dor tipicamente possui um início insidioso e sem irradiação, muitas vezes ao sair da cama de manhã e tende a aliviar após dar os primeiros passos. A dor tende a agravar ao subir escadas ou se o doente permanecer de pé durante algum tempo.
A dor tende a aliviar com a deambulação (andar, caminhar) e agrava com o repouso prolongado. Em alguns casos pode ocorrer algum edema (“inchaço”) do calcanhar e do tornozelo.
👉 O diagnóstico de fascite plantar é feito pelo médico ortopedista com exame clínico e em
poucos casos sendo solicitado exames complementares.
✅ A fisioterapia é um grande aliado e uma ótima opção para o tratamento da dor e melhora da
inflamação, através de exercícios específicos de alongamento da fáscia plantar e do tendão de
aquiles.
⚠ Procure sempre um profissional médico para diagnóstico e tratamento.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
#fisiatria #fisioterapia #ortopedia #clinicadelourdes #nervociatico #ciatico #Fisioterapeuta #dornascostas #dornacoluna #fasciteplantar #dornopescoço #caxiasdosul
Compartilhe:
ATENDIMENTO
(54) 3228.2055
clinica@clinicadelourdes.com.br
De Segunda à Sexta
7h30 às 12hs e 13h30 às 19h
Clínica de Ortopedia, fisioterapia, fisiatria e outros tratamentos em Caxias do Sul - RS
© Copyright 2011 → 2015 Clínica de Lourdes Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Gabriel Isoton