Dicas de saúde

CERVICALGIA

Cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais, podendo ser crônica quando dura várias semanas ou aguda quando só dura alguns dias. A forma da cervicalgia aguda mais comum é a torcicolo. A cervicalgia é um problema frequente que afeta mais as mulheres do que os homens. Quando a dor se situa de um só lado e se espalha para o ombro ou braço, ela é chamada de nevralgia cervicobraquial. Assim como uma ciática na perna, é causada pelo pinçamento ou por algum dano no nervo que irriga o braço.
A cervicalgia pode se manifestar pelos seguintes sintomas: Dor na nuca que pode irradiar para os ombros ou braços, rigidez na nuca, desconforto nos movimentos da cabeça, dores de cabeça, tonturas, formigamento no pescoço.
As causas da cervicalgia podem se dar por lesões musculares ou articulares sendo a causa mais comum de uma cervicalgia aguda. Elas podem ser causadas por uma má postura ou por um movimento brusco, também pode aparecer após um traumatismo cervical ou um choque violento na nuca. Isso pode acontecer em um acidente de carro ou em um mergulho mal feito. Em casos raros, ela pode ser ligada a uma doença infecciosa, reumática ou tumoral. A cervicalgia crônica geralmente é causada por uma artrose das vértebras cervicais. Uma hérnia cervical também pode ser a origem desse tipo de cervicalgia.
O tratamento da cervicalgia é adaptado de acordo com a causa do problema. Em um primeiro momento, busca aliviar a dor e, para isso, o médico pode prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios. É aconselhável aplicar calor na área dolorosa e também o uso de um colar cervical, principalmente em casos de torcicolo, devendo contudo, ser usado por alguns dias, pois o movimento do pescoço favorece a cura. Sessões de reabilitação e fortalecimento com um fisioterapeuta são recomendadas para reforçar os músculos da região cervical e reduzir os riscos de recorrência. Em caso de cervicalgia crônica causada por artrose, injeções de corticoides também podem ser utilizadas.
ERRO: Você tem um erro de sintaxe no seu SQL próximo a ') ORDER BY cod_img ASC' na linha 1